Rituais

1 - Areias Coloridas
Os elementos utilizados aqui são um vaso que representa a nova família construída pelo casal e as areias coloridas, que simbolizam os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas. Tidos como figuras essenciais na constituição dessa nova família que é o casal. Portanto, quando misturadas as areias coloridas nada mais as separa. Ou seja, o amor eterno se consolida ali. A cerimônia de casamento das areias coloridas é muito comum em eventos ao ar livre, como praia e campo.


2 - Ritual da Árvore
A simbologia do ritual da árvore gira em torno da fortaleza que criamos em nossos parceiros, em como o amor cresce forte, firme e lindo a cada ano que passamos juntos – assim como as árvores. A melhor representação física desse símbolo é plantar uma árvore ou uma planta que seja especial para os noivos. Depois, vocês podem colocar a mudinha no jardim de casa ou em algum parque. O importante é que vocês possam cuidar dela, regando, podando, criando raízes cada vez mais fortes.
É a representação de como será a construção de sua família, cujo amor será a prioridade.

3 - Balões
Para realizar este ritual, compre balões de gás hélio – eles precisam voar alto, alcançando o céu. Cada convidado (ou padrinho, dependendo da quantidade de convidados) recebe um balão. Ao longo da cerimônia, o celebrante pede para que cada um deles mentalize mensagens positivas para os noivos e sua nova vida a dois. Depois, todos os soltam! Outra versão desse rito cada convidado amarrou um papelzinho com uma mensagem especial para os noivos. No final da cerimônia, todos soltaram e desejaram que tudo que escreveram se realizasse. É uma linda mensagem.
4- Cerimônia de Casamento da Caixa de Vinhos

Uma cerimônia de casamento especial e cheia de significados é a da caixa de vinho. Esse ritual começa antes da própria cerimônia, quando os noivos escrevem uma carta de amor um para o outro. Na cerimônia, o casal coloca as cartas dentro de uma caixa de madeira, com uma boa garrafa de vinho junto. Além disso, os pais dos noivos, amigos próximos e os padrinhos de casamento também escreveram cartinhas para o casal. Depois de colocadas todas as cartas e o vinho na caixa, a mesma é fechada pelo celebrante com um cadeado. Essa caixa se torna um objeto de decoração na casa nova e só pode ser aberta em um aniversário de casamento. Reza a lenda que a caixa de vinho deverá ser aberta no quinto ano de casamento, ou seja, nas Bodas de Madeira. A proposta desse ritual é relembrar esse dia memorável depois de alguns anos de casamento e ler uma a uma as cartas recebidas. Temos certeza que vocês vão se emocionar muito com cada mensagem.

5 - Capsula do tempo
Parece uma brincadeira lá da nossa infância, mas é um ritual muito fofo e significativo. A cerimônia de casamento da cápsula do tempo se parece um pouco com a da caixa de vinho, mas nela, além dos pais dos noivos, amigos e padrinhos, os convidados também participam escrevendo mensagens para o casal.
A proposta aqui é abrir a cápsula do tempo para ler as mensagens somente após as Bodas de Papel (1 ano de casamento), jamais antes dessa data. Aqui também vai rolar muita emoção a cada mensagem lida.

6 - Cerimônia de Casamento Celta
Existem vários rituais dentro da cultura Celta para cerimônia de casamento e para todos esses rituais são utilizados elementos da natureza como água, fogo, terra e ar. Um deles acontece assim: ao receber as alianças de casamento, as mãos do casal são lavadas com água e sal pelo celebrante. Esse costume representa a limpeza de tudo de negativo que possa existir na nova vida dos noivos. Assim como acontece tradicionalmente, os floristas jogaram pétalas de flores pelo caminho do altar, na cultura Celta o pajem joga sementes por onde passa. Isso simboliza a prosperidade. Tem também os sinos que são tocados por essas mesmas crianças, o que representa a alegria do casamento.

7 - Lava-Pés
Esse ritual da igreja católica, que acontece na Quinta-feira Santa, onde o padre lava os pés de 12 fiéis, representando os 12 apóstolos de Cristo, também é realizado em algumas cerimônias. Durante a cerimônia de casamento os noivos lavam os pés um do outro com água em uma bacia enquanto o padre profere algumas palavras sagradas. O ritual representa que um deve servir ao outro e simboliza a humildade do casal.
8 - Taça de Vinho + Quebra Taça

Esse ritual é de origem judaica, onde o vinho é sinônimo de alegria. O casal consome a bebida em uma mesma taça de cristal, simbolizando a partilha. A seguir a taça é enrolada em um tecido branco, onde o noivo pisa para quebrá-la, consumando a união, e todos os convidados gritam: “MAZAL TOV” – Que significa “Boa sorte”. A quebra da taça pode remeter a alguns significados, como: Equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que o casal possa vir a enfrentar; Recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém; Que ninguém mais beberá daquela taça nem desfrute do amor dos noivos.
Alguns noivos ainda optam por cada um escolher um sabor de vinho que será levado já em uma taça, na hora o casal une as suas escolhas em uma terceira taça e segue com o ritual, a ideia é “criar” um novo sabor, que só os noivos saberão, simbolizando o sabor do seu amor.


9 - Cerimônia de Luz ou Rito das Velas
Também conhecido como "unity candle ceremony" ( cerimônia da vela da união), esse ritual é muito comum nos Estados Unidos e não faz referência a nenhuma religião. Para fazer é necessário que haja 3 velas, uma será acesa pelos pais do noivo(a) e outra pelos pais da noiva(o). As mães dos noivos entregarão a vela acesa para seu(sua) filho(a), que, juntos, acenderão a terceira vela. Representando a união de duas famílias e a criação de uma nova. As velas entregadas pelas mães simbolizam a família de cada noivo(a) e a terceira que será acesa simboliza a nova família que está sendo formada e a unidade dos noivos.

10 - Rito das Três Cordas (The God’s knot)
Esse rito é especialmente indicado para os casais com uma forte espiritualidade. Ele simboliza a união dos noivos com Deus. Deus torna-se o elemento central do casamento, o terceiro protagonista que, com o seu amor, dará vida e união à nova família. A primeira corda representa Deus, a segunda representa a noiva e a terceira o noivo. As três cordas devem ser presas, num dos lados, com um anel ou um laço. O noivo segura este cabo, enquanto a noiva forma com as três cordas uma trança.

11 - HANDFASTING
Trata-se de um antigo rito de casamento celta, e significa “União das Mãos”. Nele, as mãos dos casais são amarradas para simbolizar a união de duas vidas. Mais frequentemente incluído nas cerimônias wicca ou em casamentos pagãos, ele tem se tornado mais popular, e aparecido durante os votos de noivos dos mais variados credos.




